Tashirojima: A Ilha com Mais Gatos do que Pessoas

00Você gosta de gatos? Imagine, então, um lugar onde há mais gatos do que pessoas? A Ilha de Tashirojima no Japão também chamada de “a ilha gato” tem centenas de gatos, mais do que pessoas. Em outro artigo de Viagem Dicas falamos sobre as cinco ilhas mais bela do mundo. Hoje te contamos as curiosidades sobre esta ilha tão particular, Tashirojima, a Ilha Gato no Japão.

Tashirojima, a ilha gato:

Esta pequena ilha está na Península de Oshika na área leste do Japão. A maior população da ilha são os gatos. A razão pela qual existem tantos gatos tem uma explicação econômica e também cultural.

Para o povo japonês o gato é um animal de boa sorte. Você se lembra da estatueta de gato dourado comum nos bazares chineses? Na realidade sua origem é japonesa. Os habitantes da ilha, assim como muitos japoneses nas áreas rurais acreditam que o gato é um animal que favorece a boa sorte e pensam que os gatos poderiam ajudá-los a prever as mudanças climáticas.

Os habitantes da ilha no passado tinham plantações de bicho da seda, estes vermes são muito apreciados pelos ratos, assim foram trazidas dezenas de gatos para a ilha para proteger as plantações de bicho da seda dos roedores. Passados os anos a indústria da seda foi declinando e a maior parte da atividade econômica do povoado se concentrou na pesca.

Os pescadores acostumados com os gatos lhes deixavam as sobras de sua captura, com isso limpavam a ilha. Os pescadores e outros habitantes da ilha lhes davam carinho e lhes deixavam comida quando não havia sobras de pesca.
Por ser uma ilha onde os gatos não têm muitos inimigos naturais nem excesso de tráfego, a população de gatos foi aumentando tanto que com o tempo superou a de pessoas. Uma coisa levou a outra, tantos gatos soltos causavam doenças, assim muitos habitantes acabaram deixando a ilha.

Existem cães na ilha? Não, os cães nesta ilha estão proibidos. Você pode imaginar o pobre cão cercado por centenas de gatos? Seria como o seu pior pesadelo.

Na década de 1950 a população de Tashirojima era de 1.000 habitantes. Hoje é de 100, além disso, a população da ilha é quase 80% de idosos, a grande maioria de seus moradores tem mais de 65 anos, é o que se chama de um povoado terminal, já que sem famílias que proporcionem pessoas jovens com o tempo o povoado terá cada vez menos habitantes e, eventualmente, ficará despovoado.

Não acontece o mesmo com os gatos, que certamente não deixam de procriar, por isso é questão de tempo, se não chegar uma população mais jovem, que os gatos terminem sendo os únicos habitantes de Tashirojima.

A ilha se converteu em um destino popular para as pessoas amantes dos gatos que vêm para fotografar e comprovar por si mesmas como estes animais estão por todos os lados.

O gato é tão querido na ilha que inclusive um arquiteto local criou várias casas em forma de gatos.

Posts Relacionados com Tashirojima: A Ilha com Mais Gatos do que Pessoas

    Dicas para Viajar com Nossos Animais de Estimação

    Dicas para Viajar com Nossos Animais de Estimação

    Logo estaremos em pleno verao e e o momento de planejar as suas ferias. Nesta data, muitas pessoas se encontram o mesmo problema: o que fazer com seu animal de estimacao? Embora existam pessoas que de...Continue Lendo

    Revelando o Mistério da Ilha de Páscoa

    00

    Viajar! Quantos de nos nos perguntamos varias vezes qual sera o misterio que envolve aquelas estranhas esculturas alinhadas uma ao lado da outra nesta ilha? Em Viagens Dicas desvendamos o misterio e t...Continue Lendo

    O Que Ver na Ilha de Creta

    O Que Ver na Ilha de Creta

    A ilha de Creta e uma das maiores ilhas do Mar Mediterraneo, estando dividida administrativamente em varias zonas. Embora ate os primeiros anos do seculo passado, a ilha fosse conhecida pelo nome de ...Continue Lendo

    Ilhas Egadi, Um Destino Turístico Protegido

    00

    Quando falamos das ilhas no Mediterraneo, provavelmente pensamos nas ilhas gregas em primeiro lugar e seguidas pelas Baleares, mas a verdade e que a Italia tambem possui charmosas ilhas que abrigam de...Continue Lendo