Os Castelos Do Deserto

Os Castelos Do DesertoFascinantes construções no deserto da Jordânia, como a Al Azraq onde T. E. Lawrence foi esquartejado ou Quseir Amra ou Amã, Patrimônio Mundial da UNESCO do século VIII.

Em outro artigo, falamos sobre a fascinante cidade de Petra, na Jordânia, hoje vamos te contar mais sobre os castelos do deserto em Amã.

Os Qasr, palácios do deserto, Estas construções foram edificadas entre os séculos VII e VIII, sob a dinastia Umayyad, sendo a capital Damasco, no ano de 661. O termo Qasr descreve uma construção como um castelo ou um palácio. Os castelos estão localizados ao longo das rotas de comércio entre a Palestina, Síria e Hijaz.

Os castelos tinham várias funções, principalmente defensivos, eram fortalezas, mas também usados como residências de lazer ou palácios de caça para os califas.

A Rota dos Castelos de Amã:


Ao redor de Amã ao sul, sudeste ou nordeste encontramos vários castelos:

  • Qasr al-Qastal, cerca de 25 km ao sul
  • Qasr al-Muwaqqar, cerca de 30 km ao sul
  • Qusair Mushatta, cerca de 35 km ao sudeste
  • Qasr Hammam As Sarah, cerca de 55 km a nordeste
  • Qasr al-Hallabat, cerca de 60 km a nordeste
  • Kharana Qasr, cerca de 65 quilômetros a leste
  • Quseir Amra, cerca de 85 km a leste
  • Qasr Tuba, cerca de 95 km ao sudeste
  • Qasr Al Azraq, cerca de 100 km a leste

Entre os mais destacados estão o de Qasr Amra e Azraq Al Qusayr.

Amra Qusair:

Localizado a cerca de 85 km de Amã, é um pequeno palácio que foi construído no século VIII, provavelmente entre 705 e 715, está muito bem conservado. Era uma fortaleza, enquanto residência dos califas Omíadas. Destacamos que tanto a entrada como a área de banheiros turcos, está decorada com murais de figuras decorativas. A cúpula da recepção e a sala de banho turco.

Ele tem um formato quadrado, e embora haja uma pequena parte em ruínas do palácio com três navios, sala de recepção e o banheiro turco permanecem. Os murais que adornam as paredes foram descobertos pelo austríaco Alois Musil em 1898. Foi restaurado por uma equipe de peritos espanhóis liderados pelo arqueólogo Martin Almagro.

Estas excepcionais pinturas são de temas históricos como a derrota do califa omíada e também pinturas mitológicas sobre as musas com seus nomes em grego.

Os banheiros turcos eram abastecidos de água por uma roda d’água e um aqueduto. Estes banheiros turcos tinham uma estrutura semelhante à dos banheiros romanos. Três salas de vestiário, o banho de água quente e a água quente.

Este palácio por sua localização no deserto é vulnerável à erosão devido a tempestades de areia e inundações sazonais, por isso foi criado um programa de plantio de árvores no leste e norte, para assim reduzir o impacto da aridez do deserto.

Também foi construído um dique para desviar as águas da inundação, a oeste. Aparentemente, estas duas medidas têm alcançado seu objetivo de proteger o castelo da erosão.

Qasr Al Azraq:

Localizado a cerca de 100 quilômetros a leste de Amã. Está construído com basalto o que o faz ser mais escuro do que outros castelos do deserto. O castelo possui um oásis que o tornou um ponto estratégico no deserto, a única fonte de água doce em cerca de 12.000 quilômetros quadrados.

Os romanos primeiro e logo depois os omeya frequentaram o local para fins militares, devido a sua fonte de água que era ideal para o provisionamento das tropas. Seu aspecto atual foi realizado no século XIII, com a expansão das Ayyubids.

O exército otomano usou a fortaleza, e durante a Revolta Árabe, o famoso escritor Thomas Edward Lawrence criador de “Os Sete Pilares da Sabedoria”, esteve na fortaleza entre 1917 e 1918. Em seu livro ele descreve.

A importância estratégica do castelo está na sua localização no centro do oásis Azraq, a única fonte permanente de água doce em cerca de 12.000 quilômetros quadrados de deserto. São conhecidas diversas civilizações que ocuparam o local por seu valor estratégico nesta remota área desértica e árida.

O castelo tem um pátio grande central e uma pequena mesquita, possivelmente, da época omíada. Em cada canto tem uma torre.

Posts Relacionados com Os Castelos Do Deserto

    Os Castelos Mais Bonitos Da Europa

    Os Castelos Mais Bonitos Da Europa

    Na Europa, temos a sorte de ter uma longa historia e um rico patrimonio cultural. Assim, nao e de se surpreender que estas terras sejam pontilhadas com castelos maravilhosos. Reis e rainhas viveram em...Continue Lendo

    Castelos Suíça

    Castelos Suíça

    A Suica nao e apenas um lugar ideal para praticar esportes de montanha, como esqui e caminhadas, mas tambem oferece um rico patrimonio historico para visitar. Hoje vamos falar sobre alguns dos castelo...Continue Lendo

    Os Castelos Mais Incríveis na Espanha

    00

    O legado da Espanha e um dos mais impressionantes do mundo. A variedade de culturas que se encontram imersas dentro de suas rotas escondem interessantes historias perfeitas para conhecer qualquer dia ...Continue Lendo

    Os Castelos Mais Impressionantes do Vale do Loire

    0

    O Vale do Loire e o terceiro destino turistico mais popular na Franca depois de Paris e a Riviera Francesa. Nas antigas cidades, as dezenas de castelos ao longo do rio que da nome a esta regiao, um gr...Continue Lendo