Rota Européia dos Cemitérios

Rota Européia dos CemitériosUma rota que procura destacar os cemitérios singulares como patrimônio cultural. O percurso conta com 63 cemitérios de 50 cidades em 20 países na Europa, como Paris, Viena, Roma, o cemitério de Lloret de Mar, o de La Carriona em Aviles e o de Bilbao.

O necro-turismo ou turismo de cemitérios destaca o valor cultural dos campos santos, aqueles que se juntam a sua paisagem ou especial localização em cidades e vilas. Esta Rota Européia dos cemitérios tem sido reconhecida pela Organização Mundial do Turismo pela sua iniciativa de divulgar e avaliar o patrimônio cultural europeu.

Os cemitérios como parte do nosso patrimônio cultural

Os cemitérios são parte da nossa história, refletindo os hábitos e as práticas relacionadas com a morte. Estes espaços urbanos refletem parte da cultura da região e da comunidade a que pertencem. Neles podemos admirar os túmulos, nichos, mausoléus, gravuras, assim como Cristos, anjos, virgens, cruzes ou epitáfios.

Na Europa destacam-se cemitérios como: Cemitério de Montparnasse ou o de Pere Lachaise, em Paris, Cemitério de Highgate, em Londres, o Antigo Cemitério Judaico em Praga ou as catacumbas de Roma.

A Associação dos Cemitérios Significativos na Europa (ASCE) uma associação sem fins lucrativos, é a que começou a organizar a rota que tem sido ampliada (começou com 49 cemitérios e agora já excede 63 cemitérios). A lista é dinâmica e existem outros cemitérios em processo de estudo pela ASCE para a sua adesão à rota, um dos últimos a aderir foi o cemitério de Alcoy.

Rota de cemitérios na Espanha

Na Espanha destacam-se muitos campos santos:

  • Na Catalunha, o Cemitério de Vilafranca Del Penedés, o Cemitério dos Capuchinhos Mataró, outro cemitério de Mataró, o Cemitério Municipal de Vilanova, o Cemitério de San Sebastian, em Sitges, o Cemitério de Arenys de Mar, o Cemitério de Igualada.
  • Na Galícia, o Cemitério de San Amaro na Corunha, o Cemitério dos Ingleses.
  • Em Barcelona, o Cemitério de Poble Nou, o de Montjuïc.
  • Em Avilés, Astúrias o Cemitério de Carriona.
  • No Santander, o Cemitério de Ciriego.
  • Em San Sebastian, o Cemitério de Polloe.
  • Em Bilbao o Cemitério de Bilbao.
  • Em Alicante, o Cemitério de Elche e de Alcoy.
  • Em Granada, o Cemitério Municipal.
  • Em Córdoba, o Cemitério de Monturque, Cemitério de Nossa Senhora da Saúde.

O Cemitério de Goiriz

A prova de que a lista de cemitérios europeus precisa ser ampliada, é que faltam cemitérios de muitas regiões espanholas como Extremadura, Múrcia, Navarra, Castela e Leão ou Galícia. Precisamente na Galícia, na cidade de Lugo destaca-se um cemitério espetacular o de Goiriz.

É um cemitério neo-gótico de grande beleza. Neste cemitério existem muitos nichos e é difícil encontrar túmulos de terra. Destacam-se os pináculos de pedra repletos de cruzes que coroam os nichos e dá um aspecto quase fantasmagórico.

O cemitério está ligado à Igreja de Santiago de Goiriz construída no século XVI e, posteriormente, reformada no século XVIII.

Posts Relacionados com Rota Européia dos Cemitérios

    O Cemitério de Montparnasse

    O Cemitério de Montparnasse

    Os cemiterios voltam a atualidade cada vez que se aproxima a data de 1 de Novembro. Sem duvida, existem cemiterios que por si so tem um especial atrativo para os turistas. Neste artigo, vamos contar d...Continue Lendo

    Bilbao e Genebra Serão Conectados com a Easyjet

    easyjet

    Para a temporada de inverno que esta chegando, Bilbao e Genebra vao ser conectados diretamente com a nova rota que sera aberta pela Easyjet. As novas ligacoes da companhia aerea britanica vao comecar ...Continue Lendo

    Bilbao Terá Novos Vôos para Luxemburgo com a Luxair

    bilbao

    A partir de 08 de maio os passageiros que voam a partir do aeroporto de Bilbao terao um novo destino, a Luxair anunciou que a partir do proximo domingo vai abrir uma nova rota para Luxemburgo. Os novo...Continue Lendo

    Novas rotas para a Air Nostrum, a Spanair

    Novas rotas para a Air Nostrum, a Spanair

    Companhias aereas continuam a expandir suas agendas de destinos espanhois, para este verao e outono e ate mesmo no proximo ano. Este e o caso da Air Nostrum, subsidiaria da Iberia, que vai comecar a o...Continue Lendo