Atrações Em Porto

Atrações Em PortoSituado ao norte do país, na margem direita do Douro, onde desemboca no Oceano Atlântico, se encontra o Porto. Considerada como a “Capital do Norte”, é uma bela cidade que surpreende com seus coloridos, ruas alegres e pelo grande número de atrações que oferece aos turistas. Uma grande beleza que se reflete no rio Douro, justamente antes de se encontrar com o mar, oferecendo vistas espetaculares que merecem ser capturadas em mil e uma fotos.

Porto convida a se perder por ela para descobrir todos os seus segredos, deleitar-se com seus recantos e desfrutar de seu grande patrimônio histórico. Na verdade, o seu centro histórico é Patrimônio da Humanidade, repleto de edifícios e monumentos fascinantes que vão nos encantar pelo charme que dão à cidade. Tampouco podemos deixar passar a sua excelente gastronomia, com sabores requintados e vinhos maravilhosos.

Vamos fazer uma seleção dos lugares imperdíveis que não devemos deixar de visitar em uma visita ao Porto.

  • Um bom lugar para começar a sua visita pode ser a Avenida dos Aliados. Encontra-se localizada no centro da cidade, por isso é uma das mais movimentadas. Encontra-se repleta de edifícios modernistas e esculturas de Henrique Moreira. Também faz um pequeno aceno ao mundo dos vinhos com cachos de uvas que encontramos. Nesta avenida se encontra a Câmara Municipal, um enorme edifício construído em mármore e granito.
  • Se continuarmos passeando por essa avenida, chegamos à Praça da Liberdade, que é a mais importante, no Porto. No centro encontra-se a estátua equestre de D. Pedro IV.
  • Muito próximo encontramos a estação ferroviária de São Bento, uma jóia que nos deslumbra com seu salão decorado com mais de 20.000 peças que nos mostram a história de Portugal. Todo o edifício resulta em um enorme monumento que vale a pena ser admirado.
  • Do outro lado da estação se encontra a Igreja de Santo Antonio dos Congregados, que se destaca pela imagem do santo em sua fachada, decoração de azulejos e grandes janelas que dão muita luminosidade ao seu interior.
  • Descendo pela Rua de Mousinho da Silveira chegamos à área da Ribera, um dos pontos mais emblemáticos da cidade. Aqui você pode desfrutar de cartões postais autênticos cheios de grande beleza e intensidade, com o rio Douro como convidado especial. É uma área muito turística, por isso encontramos muitos hotéis, restaurantes e bares com o clássico estilo português. Sua cidade antiga nos surpreenderá pelos coloridos das fachadas de todos os edifícios, o que dá muita alegria ao local e um estilo próprio.
  • Também existe um grande número de pontes que cruzam o rio, sendo a mais famosa a ponte metálica Luís I. Inclusive podemos tomar um dos barcos que navegam no Rio Douro para desfrutar de vistas únicas. Do outro lado do rio se encontram as famosas adegas de vinho desta região. Percorrer a Ribera do Douro é como ser transportado para outra época, que nos permite desfrutar e sentir o autêntico Porto, enquanto desfrutamos de alguns de seus deliciosos pratos e saboreamos o requintado “Vinho do Porto”.
  • Nesta área se encontram outros pontos de interesse como “Cais da Ribeira”, uma das praças mais antigas e mais movimentadas da cidade, a “Rua da Fonte Taurina” ou o muro dos “Bacalhoeiros e a Casa do Infante”.
  • A Ponte metálica Luís I foi construída por um engenheiro belga discípulo de Eiffel, daí que sua estrutura metálica nos lembre tanto a Torre Eiffel, em Paris. Conta com dois níveis, um superior por onde passa uma linha de metrô e um inferior, por onde passam todos os tipos de veículos. Além do grande arco de ferro, destaca-se pelas maravilhosas vistas que podemos desfrutar das pistas. É impressionante ver um pôr do sol, enquanto o sol é refletido nas águas do Douro ao mesmo tempo em que os barcos passam.
  • A Torre dos Clérigos é outra visita obrigatória na cidade do Porto, sendo um dos seus símbolos. Faz parte do conjunto da Irmandade dos Clérigos, juntamente com a igreja e a casa dos Clérigos.
    Construída no século XVIII, é uma das maiores obras de arquitetura barroca em todo o mundo. Construída em granito, mede nada menos do que 75,60 metros de altura, de modo que você pode vê-la praticamente de qualquer lugar da cidade. Mas o melhor é visitá-la por dentro e percorrer os 240 degraus que nos separam da parte mais alta. Vale a pena o esforço, já que podemos desfrutar de vistas incríveis de toda a cidade, incluindo os jardins de Cordonería.
  • Livraria Lello e Irmão: Não podemos perder uma visita a esta livraria espetacular, pois é uma das mais belas do mundo. Além disso, os fãs de Harry Potter podem desfrutar de um cenário onde algumas cenas foram filmadas, do famoso aprendiz e o mago.
  • A Catedral do Porto é outra visita obrigatória. Terminou de ser construído no século XIII, este edifício religioso de estilo romântico têm passado por várias reformas, o que faz com que atualmente se destaque por sua mistura de estilos (barroco, gótico e românico). Localizada no topo da sua colina, oferece algumas das melhores vistas do Porto e do rio Douro.
  • Casa da Música. Completamente diferente e muito mais moderno é este edifício, feito de concreto, de sete andares, nos quais não faltam salas de concertos, dois auditórios, biblioteca, biblioteca de música, uma cafeteria e um restaurante. Projetada pelo arquiteto holandês Rem Koolhaas, o edifício ganhou inúmeros prêmios internacionais de arquitetura. É um grande contraste entre o estilo da cidade, por isso vale a pena ser visitada. Além disso, durante todo o ano, existem inúmeros concertos e atividades culturais de todos os tipos.
  • Jardins do Palácio de Cristal. Localizados na parte alta da cidade são um enorme pulmão para o Porto. É um enorme parque dividido em três áreas: La Quinta da Maiarinha, La Quinta Tait e os Jardins românticos do Palácio de Cristal.

    Dentro do parque encontramos diferentes fontes, estátuas, jardins temáticos, um lago e vários pontos de vista a partir dos quais podemos contemplar vistas espetaculares do rio Douro.

Posts Relacionados com Atrações Em Porto

    Visite Guimarães: O Coração de Portugal

    00

    Depois da magia de Lisboa, da animadissima Oporto nas margens do rio Douro, e da imagem inigualavel de Sintra, Portugal oferece no norte do pais algumas pequenas cidades de importancia historica e que...Continue Lendo

    O Forte de San Cristobal, em San Juan, Porto Rico

    O Forte de San Cristobal, em San Juan, Porto Rico

    No Caribe, destino repleto de cenarios paradisiacos e praias encantadoras, paramos em Porto Rico para conhecer o Forte de San Cristobal. Trata-se de um passeio ideal para combinar nao apenas a beleza ...Continue Lendo

    Malmö, Uma Interessante Cidade no Sul da Suécia

    00

    Malmo e uma cidade sueca moderna na provincia de Scania e na qual podemos desfrutar de uma impressionante arquitetura e muitas areas verdes. Entre os edificios mais interessantes se encontra o Opera....Continue Lendo

    Conheça Stuttgart

    00

    Stuttgart e uma cidade alema muito bonita e com uma grande oferta cultural, por isso pode ser uma boa escolha para a nossa escapada para a Europa. Em Stuttgart a primeira visita e Schlossplatz ou Prac...Continue Lendo