O Leão de São Marcos, Símbolo de Veneza

O Leão de São Marcos, Símbolo de VenezaPossivelmente o souvenir turístico mais vendido em Veneza tem a ver com o Leão de São Marcos. Estatuetas, copos com a imagem do leão alado, adesivos, o escudo da cidade, em qualquer loja você pode encontrar algo que se relaciona com o símbolo de Veneza, a representação simbólica do evangelista São Marcos e que sempre foi tanto a imagem de Veneza como da antiga República e da região de Veneto.

Se você tem planejado uma viagem a Veneza, te recomendamos que reserve um apartamento em algum dos numerosos sites de reservas que existem hoje em dia. GowithOh é um deles. Lá você pode encontrar um grande número de ofertas e apartamentos para todos os gostos. Se você vai viajar com a família é a melhor maneira de economizar em hospedagem.

Hoje você pode ver o famoso Leão de São Marcos como estátua coroando a Coluna dos Santos Marcos e Teodoro, na Praça de São Marco, ou como uma escultura na Porta della Carta, no Palácio Ducal e no Campo Manin. Embora existam muitos mais leões espalhados por toda Veneza, estes são talvez os mais fotografados. Inclusive em outras cidades italianas, como Vicenza e Verona, aparece em alguns dos monumentos mais importantes. Mas é sem dúvida Veneza o lugar que sempre foi associado a ele.

É justamente o símbolo do famoso Festival Internacional de Cinema de Veneza, que será realizado nos próximos dias na cidade dos suspiros (o maior prêmio do evento é o Leão de Ouro). Também é possível vê-lo no escudo da bandeira utilizada pela marinha mercante italiana ou na bandeira de proa da marinha transalpina.

De todas as imagens do Leão de São Marcos que existem na cidade uma das mais representativas é a escultura de bronze que se encontra na parte superior da Coluna dos Santos Marcos e Teodoro, situada na popular Piazzetta. Esta peça acredita-se ser original dos séculos IV ou V, o que reflete a milenária tradição que para esta cidade tem este símbolo alado.

Mas porque é este Leão de São Marcos, o símbolo da cidade? Tudo tem a ver com o translado desde Alexandria do corpo do evangelista Marcos até a área de Rialto, o principal núcleo urbano de Veneza, no século IX, para se tornar o padroeiro da cidade. Desde então, a figura do leão alado foi intimamente ligada à cidade de Veneza.

A verdade é que será, sem dúvida, uma das imagens que você mais verá neste canto da Itália. Além de gôndolas, canais, igrejas e basílicas, a imagem junto ao Leão de São Marcos é mais do que imprescindível para o álbum de recordações dos venezianos.

Posts Relacionados com O Leão de São Marcos, Símbolo de Veneza

    Excursão Por Montevidéu, A Joia Do Uruguai

    Excursão Por Montevidéu, A Joia Do Uruguai

    A cidade velha de Montevideu e o nosso destino escolhido hoje. A capital do Uruguai e reconhecida em todo o mundo pela combinacao de cultura e modernidade, em um ambiente cosmopolita que tem sido nutr...Continue Lendo

    Visite Turim: Uma Jóia no Norte da Itália

    00

    Muitos italianos afirmam que se Turim nao estivesse na Italia seria uma das cidades mais visitadas do mundo. Atracoes definitivamente tem esta cidade no norte da Italia, que, enquanto goza da boa ou m...Continue Lendo

    O Parque de Vigeland

    00

    Dentro da Noruega existem centenas de lugares culturais e tematicos que podemos chegar a visitar, mas quase nenhum e tao interessante quanto o famoso Parque de Vigeland, ou tambem conhecido como ̶...Continue Lendo

    10 Lugares Que Você Deve Visitar Antes De Morrer

    10 Lugares Que Você Deve Visitar Antes De Morrer

    E possivel fazer muitas classificacoes e escolher muitos destinos em todo o mundo. Poderiamos nos basear nos monumentos ou nas paisagens, ou na natureza, ou em seu conjunto… Cada pais tem um cha...Continue Lendo