Stromboli, A Ilha do Vulcão em Sicília

00As Ilhas Eólias são um arquipélago vulcânico ao norte da Sicília que, desde o ano 2000, faz parte da lista de Patrimônios da Humanidade pela UNESCO. Uma das suas ilhas é bem conhecida entre os vulcanólogos, precisamente porque a sua imagem mais característica é a da fumaça que emerge continuamente do vulcão que dá o nome: Stromboli.

Um colosso de 924 metros, com três crateras ativas no cume:

É todo um espetáculo observá-lo à noite a partir de alguma ilha vizinha. Às vezes, é possível ver e ouvir o estrondo das explosões de lava. Uma auréola de cor laranja se ergue sobre a sombra do vulcão e produz admiração entre os turistas. Mas talvez o melhor de tudo, seja chegar à ilha e subir até o topo. Procurar o cruzeiro pelo Mediterrâneo, comparar preços e não ficar sem conhecer esta maravilha da natureza.

O Stromboli é um vulcão único no mundo por suas três crateras ativas. As erupções vulcânicas de 1930 e o tsunami que se seguiu forçaram a quase total saída dos habitantes desta ilha. Alguns permanecem exclusivamente para a visita de barco para ver a silhueta do vulcão. Recomendamos passar pelo menos um dia na ilha para apreciá-la e se você quiser emoções fortes, suba até o topo do vulcão.

A subida deve ser reservada com pelo menos um dia de antecedência, já que a excursão normalmente dura cerca de cinco horas. Não é uma caminhada fácil, muito menos, uma vez que todo o terreno é íngreme. É imprescindível levar água, alguma comida e um bom sapato. Não se preocupe, já que vão acompanhados de guias totalmente preparados que nos indicam a todo o momento qual é o melhor caminho. A idéia é chegar ao topo ao pôr do sol para ter uma vista incrível.

Se você decidir não subir o vulcão, o melhor é ir jantar no Restaurante L’Osservatoio, na metade do caminho para a cratera. Como você já pode imaginar, é o melhor lugar para ver o espetáculo do vulcão no crepúsculo. É possível ouvir perfeitamente a explosão de lava e como ela desliza pela colina.

A aldeia de Stromboli também tem seu atrativo, é claro. As ruas estreitas, pequenas casas de fachadas coloridas, uma praia de areia preta, lojas e curiosos sinais de advertência de qual é a melhor forma de se afastar do porto no caso de que ocorra um tsunami.

Em qual lugar do mundo você será capaz de experimentar a sensação de estar ao lado de um vulcão?

Posts Relacionados com Stromboli, A Ilha do Vulcão em Sicília

    Mussomeli, No Coração da Sicília

    000

    Em 1391 todos os baroes da Sicilia se reuniram no Castelo Mussomeli. Embora maior interesse tenha a lenda que diz que em uma das salas da fortaleza viverao fechadas tres jovens mulheres que pertenciam...Continue Lendo

    Bali: Paraíso Entre Praias e Templos

    00

    Visitar Bali e uma das mais idilicas experiencias que podem ser vividas no continente asiatico. A mais famosa e fotografada Ilha da Indonesia se destaca por suas praias sem fim, desde as enseadas perf...Continue Lendo

    Guadalupe, a Ilha Borboleta

    000

    A area do Caribe e do Pacifico americano nao tem por que ser um destino exclusivo para as ferias de verao. Por exemplo, que tal sugerirmos a Ilha de Guadalupe? Um pequeno arquipelago caribenho das An...Continue Lendo

    Lista das Melhores Ilhas do Mundo

    00

    Falta pouco para a chegada da Semana Santa e com ela, o feriado, por isso pode ser um bom momento para comecar a planejar a nossa proxima escapada. Uma das melhores alternativas para descansar e esque...Continue Lendo