O Monte Athos, na Grécia | A Montanha Sagrada

01111O Monte Athos é Patrimônio da Humanidade, está localizado no norte da Grécia na área da Macedônia Central. Neste monte estão 20 mosteiros ortodoxos alguns do período bizantino, os gregos chamavam o monte “a montanha sagrada”. Não é permitido o acesso de mulheres ou crianças, esta proibição se estabeleceu há séculos.

Como tantos lugares na Grécia está envolvido em uma lenda maravilhosa. Athos foi um dos gigantes que se atreveu a desafiar os deuses gregos, lançou uma enorme pedra a Poseidon o deus do mar. A pedra caiu no Mar Egeu e tornou-se a península. A mitologia diz que o deus Poseidon irado usou a montanha para enterrar o gigante Athos.

20 mosteiros de diferentes nacionalidades:

1886959316_d540fd5a0f

  • Desde gregos até sérvios, romenos ou búlgaros. O território do Monte Athos é considerado uma zona autônoma, embora sob a soberania grega. Por isso, têm certas leis que nos chocam, já que não é normal um lugar que proíbe o acesso de acordo com o sexo. Nesta montanha, vivem cerca de 2.200 habitantes todos do sexo masculino.
  • Os primeiros mosteiros chegaram à época bizantina. Já no ano de 787 monges procedentes de Athos participaram no Concílio de Nicéia. No ano de 883 foram construídos outros mosteiros de Megali o Vigla.
  • Em 885 o Imperador Basílio I, proclamou a Montanha Sagrada, local de monges, não se permitia o acesso aos agricultores, fazendeiros nem outras pessoas.
  • Durante os séculos 15 e 16 a comunidade de Athos cresceu até construir o último dos mosteiros, o de Stavronikita. Após a conquista da Sérvia pelo Império Otomano muitos monges sérvios se estabeleceram em Athos.
  • Dos 20 mosteiros, 17 são de origem grega. Outros três mosteiros são de origem diferente, como o Mosteiro de Helandarius de origem sérvia, o de Zagrafou da Bulgária ou o de Ponteleimonos Agiou da Rússia.
  • Atualmente, o acesso ao Monte Athos continua restrito, não é permitida a entrada de mulheres e apenas pode receber 120 pessoas por dia (das quais 110 gregos e 10 estrangeiros). Apenas pode ser alcançado pelo mar e para isso é preciso pedir uma autorização especial ao governo grego.

00

Posts Relacionados com O Monte Athos, na Grécia | A Montanha Sagrada

    Monastério de La Oliva – Caecastillo, Espanha

    Monastério de La Oliva - Caecastillo, Espanha

    As paredes de pedra solida do mosteiro de La Oliva acumularam seculos de historia e arte: um oasis de paz e tranquilidade. La Oliva e um dos tres mosteiros que permanecem no sul Navarra, hoje abriga ...Continue Lendo

    Alojamento Em Mosteiros Cistencienses

    Alojamento Em Mosteiros Cistencienses

    Muitas pessoas sentem falta de umas ferias de verdadeira paz e reclusao. Vamos falar aqui do que e conhecido como o Turismo Espiritual e que move centenas de pessoas todos os anos para pontos religios...Continue Lendo

    Se Aventure No Monte Elbrus

    000

    A Russia tem uma das geografias mais espetaculares de todo o mundo, com diversas formacoes que tem atraido os especialistas de todo o mundo, especialmente desde a abertura dos seus mercados nas ultima...Continue Lendo

    Santorini, Uma das Ilhas Gregas Mais Pitorescas

    00

    Embora a massa de turistas que as visitam todos os anos possa ser um obstaculo para aprecia-las em sua total beleza, nao se pode negar que as ilhas gregas constituem um dos destinos turisticos mais be...Continue Lendo