Alsácia e Seus Povos: Uma Viagem Inesquecível

00Região fronteiriça da França ao longo do alto Reno, Alsácia é certamente um dos destinos mais belos do país, uma viagem inesquecível.

Começando com a majestosa cidade de Estrasburgo, onde sua imponente catedral gótica nos deixa sem perspectiva em sua praça principal. Desfrutando de parques como o Orangerie, onde o cotidiano se torna em harmonia de pastagens espessas de verde e estampas que enquadram os principais centros de decisão do continente europeu. Terminando pelo simples prazer de uma caminhada entre os edifícios aristocráticos do neoclassicismo francês enquanto degustamos um simples Gallete, com presunto e queijo.

Não podemos desfrutar menos de Colmar, sua pequena e vizinha cidade, onde passear pela Little Venice é um tributo aos sentidos mais exigentes, onde a concepção de suas casas em madeira e cor, apenas é comparável a sua vistosa decoração, em flores e vasos que tornam a cidade uma virtuosa celebração da primavera, do verão.

Em Colmar podemos admirar seu maravilhoso museu de Unterlinden onde um dos grandes mestres da arte religiosa européia, Mathias Grünewald, nos surpreende com retábulos cheios de expressão e sentimento, como o famoso Retábulo do Altar do século XVI que não deixará indiferente o menos fervoroso dos visitantes.

Mas se alguma coisa faz com que a visita a Alsácia seja uma viagem única, esta é o seu povo. Salpicando na confluência dos rios Reno e Munster se erguem maravilhas como Riquewhir ou Eguisheim, de visita obrigatória para o viajante com paladar. Recebidos pelo cheiro de Riesling em suas adegas, ambas as vilas, premiadas com o Les beaux Villages de France, são um compêndio de simplicidade e distinção. Desde suas ruas de paralelepípedos, circulares como se fosse uma história, no caso de Eguisheim, até a cor dos seus muros em vermelho e ocre que conciliam silenciosamente com a pedra bruta, selvagem e fria, como o planalto dos Vosges que dá a temperatura perfeita aos seus vinhos, em cumplicidade com o vento.

As torres de suas igrejas ocorrem em uma imagem de temperança infinita como se nada surpreendesse que essas terras foram do nascimento de um Papa, Leão IX, que em um discreto segundo plano parece não querer incomodar, desde a sua aparência de mármore até o extasiado caminhante, mesmo entre os jogos concêntricos de seus passos e esse aroma doce das uvas recém-tratadas.

Alguém escaparia aqui para deliciar o paladar entre pátios com gerânios e faróis a meia luz acesos. Não o façam, por favor, em qualquer um dos seus restaurantes ficaremos apaixonados por seus pratos de caça, seu foie, seus peixes do rio, suas sobremesas untuosas. O seu savoir faire.

Posts Relacionados com Alsácia e Seus Povos: Uma Viagem Inesquecível

    As Cataratas Do Reno, Na Suíça

    As Cataratas Do Reno, Na Suíça

    A maior cachoeira na Europa Central, e perto da cidade de Schaffhausen, no norte da Suica. Um espetaculo inesquecivel para os viajantes. Hoje falamos sobre a maior cachoeira na Europa, as Cataratas do...Continue Lendo

    Tessália, Um Local Imperdível

    Tessália, Um Local Imperdível

    Entre todos os paises turisticos que podemos encontrar ao redor do mundo, quase que de forma definitiva, e possivel assegurar que a Grecia e um dos mais interessantes, e dentro do seu pequeno, mas mar...Continue Lendo

    Quanto Custa Viajar Para o Espaço?

    00

    Em algum momento ja adiantamos a importancia que tera no futuro as viagens turisticas para o espaco, e ao longo do tempo, podemos ir conhecendo muitos detalhes sobre esse tipo de viagens, como se foss...Continue Lendo

    Turismo Mochileiro

    Turismo Mochileiro

    Uma das formas de desfrutando da viagem sem gastar uma grande soma de dinheiro e o que se denomina de “turismo mochileiro”. O mochileiro e aquele que viaja de uma forma economica com uma s...Continue Lendo