Tudo o que desejamos algumas vezes é nos desconectarmos totalmente e nos perdermos em meio a natureza. Nas Astúrias, no município de Oscos, próximo de Galiza, existe um lugar a calhar para isso: Taramundi.
Taramundi é uma pequena aldeia no município de mesmo nome, onde parece que o tempo não passou. Cercado pelo verde das florestas asturianas e atravessada por rios e córregos, os passeios entre as antigas casas – amostra da arquitetura popular rural galego-asturiana.
Por ser uma área de difícil acesso foi protegida do turismo e conseguiu que sua natureza permaneça em um estado quase virgem, embora também tenha levado ao despovoamento e nos arredores encontramos muitas aldeias semi-abandonadas.
Sua economia é completamente rural, agrícola, pecuária e artesanal. É uma área rica em jazidas de ferro, por isso seu artesanato tem se especializado na fabricação de facas artesanais e lâminas que são muito famosas desde os tempos antigos.
A variedade de produtos da terra e o bem alimentado gado se traduzem em uma mesa espetacular. A gastronomia de Taramundi é tradicional e caseira, variado e quase um objeto de culto, desde os típicos grãos brancos, guisados de carne, caça, peixes do rio e sobremesas caseiras.
O melhor para abrir o apetite é um bom passeio, e nos arredores de Tarmundi é possível realizar diferentes rotas vias de diversos comprimentos e dificuldade pelos e paisagens realmente belas. Se você também quiser dar uma nuance cultural, recomendamos uma visita ao centro Etnográfico de Os Teixois, além da beleza da rota, é muito fácil de fazer, você vai encontrar um exemplo de como aproveitar a água do rio para gerar energia, gratuita e sustentável visitando os moinhos, batanes e uma infinidade de aparelhos movidos apenas pela força da água.
Se você decidir fazer a visita, recomendamos que você fique em uma casa de turismo rural, existe uma dúzia nos arredores, todas belas e altamente recomendadas.
Dentro da ampla rede de municipios que tem a ilha de Tenerife podemos destacar, sem duvida, a aldeia de Arafo. Trata-se de uma cidade de cerca de 5.500 habitantes, aproximadamente, que conta com o pri...Continue Lendo
Galiza e um destino ideal para passar as ferias, especialmente para aqueles que fogem das altas temperaturas tipicas de verao. Alem de sua rica gastronomia, existem muitos lugares que merecem uma visi...Continue Lendo
Hoje nos deslocamos para Postojna, municipio localizado a sudoeste da Eslovenia, em pleno planalto do Carso. A sua localizacao, sendo cidade de passagem, no antigo Imperio Austro-Hungaro, no caminho e...Continue Lendo
Hoje nos aproximamos um pouco do interior da Espanha, mais precisamente ate a cidade de Zamora, para visitar o Parque Natural do Lago Sanabria. Um excelente ponto de encontro com as cidades da Galiza ...Continue Lendo