Rota Dos Vinhos De Madrid

Rota Dos Vinhos De MadridNa Serra de Guadarrama, desde Chapinería até Aldea del Fresno entre os carvalhos se cultivam vinhos de denominação de origem Vinhos de Madri.

A denominação de origem dos Vinhos de Madrid é reconhecida desde 1990. Menos popular do que outras denominações de origem como Rioja ou Ribera del Duero tem três áreas caracterizadas pelas variedades cultivadas e tipos de vinho. Se você gosta de realizar rotas diferentes, sugerimos três rotas por diferentes regiões vinícolas de Madrid.

Tanto na região de Arganda como em Navalcarnero existe constância no cultivo de vinhedos desde o século XIII. Cidades como Cinderela, Barragem Pelayos, San Martín de Valdeiglesias, ou Villa del Pardo abrigam adegas de denominação de origem Vinhos de Madrid.

A região de Arganda:

Localizada na área sudeste de Madrid é a mais extensa. Nesta área o solo é argiloso, calcário e macio regado pelo rio Jarama, em Henares e o Tajuña o que produz excelentes uvas de variedades como Airen, Malvar, Merlot, Cabernet Sauvignon, Tempranillo e Garnacha. A área conta com 28 vinícolas que produzem vinhos tintos, brancos e rosados.

A região de San Martín de Valdeiglesias:

No extremo sudoeste da Comunidade de Madrid. Com um clima continental e alta umidade rodeado de pinheiros e prados. O solo é mais arenoso e pobre em calcário. A variedade de uva vermelha Garnacha e da uva branca Tempranillo são as cultivadas. Conta com 10 vinícolas.

A região de Navalcarnero:

Na região sul, o terreno é plano com pouco calcário. A uva que mais se cultiva é a tinta variedade Garnacha, também se cultiva a variedade Cabernet e a uva branca Tempranillo. Conta com cerca de sete vinícolas.

Rota da Barragem Pelayos:

Localizada na montanha oeste, em Barragem de Pelayos está o único reservatório da Comunidade de Madrid, onde é permitido banhar-se. Uma rota estupenda para se fazer no verão. É possível fazer esportes aquáticos, como mergulho ou canoagem.

Seguindo a rota até San Martín de Valdeiglesias encontramos a cidade mais importante, com cerca de 8.000 habitantes. No Castelo de Coracera está o Museu do Vinho. O castelo foi construído no século XV. É de planta quadrada e destaca-se especialmente a torre do tributo de aspecto pentagonal. Todo o castelo está cercado por muralhas.

De San Martín de Valdeiglesias podemos seguir a estrada nacional 542 em direção de Cadalso dos Vidrios, apreciando uma paisagem salpicada com vinhedos. Em seguida, chegamos a Villa del Prado onde é possível visitar a Igreja de São Tiago.
De estilo gótico foi construída entre os séculos XV e XVI. A igreja começou a sua reconstrução nos anos 90.

Destaca-se o gesso de estilo gótico do retábulo maior, os afrescos com desenhos civis e religiosos e as pinturas na área da abóbada com dragões.

Seguindo a rota pela estrada M-507 até a Aldea de Fresno, desembocamos no rio Alberche. Nesta área se encontram áreas planas e arenosas rodeado por carvalhos e cerrado.

Na Aldea del Fresno é possível visitar a Capela de Nossa Senhora de Fresno, a igreja paroquial de San Pedro, a ponte dos cinco olhos e o Safári Madrid. No safári podemos ver animais em semi liberdade como elefantes, leões, ursos negros, camelos, hipopótamos, zebras. Locais de animais domésticos, área de répteis e aves.

Vale a pena o espetáculo do vôo de aves de rapina na natureza, uma atividade que promoveu o grande naturalista espanhol Félix Rodríguez de la Fuente ao final dos anos 70.

Posts Relacionados com Rota Dos Vinhos De Madrid

    As Rotas do Vinho Mais Visitadas da Espanha

    As Rotas do Vinho Mais Visitadas da Espanha

    O enoturismo tornou-se moda nos ultimos anos em todo o mundo, especialmente na Espanha, deixando de ser uma pratica exclusiva para os amantes do vinho. Este tipo de turismo oferece uma forma diferente...Continue Lendo

    Visitar Peñafiel: Entre o Vinho e Tradição

    00

    Penafiel e uma daquelas imprescindiveis aldeias castelhanas que nos permitem desfrutar de uma magnifica jornada de cultura e gastronomia ou de um fantastico fim de semana acompanhado do espirito acari...Continue Lendo

    Visite Buitrago: Encanto ao Norte de Madrid

    00

    O Nordeste da comunidade de Madrid e uma bela area natural entre a qual se estendem belos rios, amplos vales cheios de vegetacao e ingremes montanhas. No chamado Vale do Lozoya, e nos confins da comun...Continue Lendo

    Sonoma E Napa Valley, Região Vinícola

    Sonoma E Napa Valley, Região Vinícola

    A maior produtora de vinho area nos Estados Unidos esta na California e, especificamente, nos vales de Napa e Sonoma estao localizada a maioria das vinicolas. Localizado a cerca de uma hora de carro (...Continue Lendo