Parque Garajonay, Uma Floresta do Conto em La Gomera

Parque Garajonay, Uma Floresta do Conto em La GomeraNa ilha de La Gomera, 10% do seu território faz parte do Parque Nacional de Garajonay, um ecossistema de monteverde canário uma floresta ancestral única. Salienta a floresta úmida de louro uma espécie de 65 milhões de anos atrás, naquela época esta espécie cobria praticamente toda a Europa. Desde 1986 é um Patrimônio da Humanidade pela UNESCO.

O Parque Nacional de Garajonay

Localizado em La Gomera, uma ilha de origem vulcânica, dado que leva mais de 2 milhões de anos sem atividade vulcânica o próprio clima causou a erosão hídrica criando barrancos e um relevo íngreme com pequenos montes circulares ou crateras originadas pela erupção lenta de lava, na área denominada “Roques”.

O parque fica no topo de Garajonay, o ponto mais alto do parque é de 1487 metros e o mais baixo de 650 metros, tem 3.984 hectares. Suas características climáticas como neblina freqüente com alta umidade e temperaturas amenas 13-15º centígrados. Geralmente ocorrem geadas e existe uma chuva de entre 600-900 características do clima semi-árido sub-úmido.

A presença de abundantes névoas têm um papel importante no funcionamento deste ecossistema. As névoas reduzem a perda de umidade por evaporação, depositando água em seu rastro sobre a vegetação. São como pulverizadores contínuos de umidade sobre a vegetação. O parque abrange território de seis municípios da ilha, Alajeró, San Sebastián, Hermigua, Agulo, Vallermoso e Valla Gran Rey

A vegetação do parque

O que é chamado de Monteverde canário refere-se à floresta onde estão sempre os verdes, formados pelo louro e murta, urzes. O louro (que significa bosque de louro) refere-se a uma selva ou floresta temperada própria de lugares úmidos e quentes, com poucas mudanças sazonais, onde existem árvores com folhas semelhantes às de louro.

No Terciário a 65.000 milhões de anos atrás, estas florestas cobriam grande parte da Europa. Estas florestas ou selvas quentes possuem um alto valor biológico, já que abrigam uma grande diversidade de espécies animais e vegetais.

O clima junto com a umidade permite que estas árvores de folha caduca mantenham uma atividade biológica constante. Existem cerca de 20 espécies de árvores, destacado a arbórea urze, faia, o palo branco ou o viñátigo. Outras espécies que podemos encontrar no parque são o teixo canário, o barbasano e o til. As samambaias são abundantes no parque, assim como os musgos e os líquenes que cobrem os troncos e rochas com um manto verde, criando paisagens que parecem ter saído de um conto de fadas.

Nos montes criados pela lava ou “Roques” que antes mencionávamos crescem plantas em suas paredes de pedra, em suas rachaduras crescem espécies endêmicas das Canárias. Em torno de 120 espécies. No parque também podemos apreciar um fenômeno curioso, “o gigantismo”, que implica que se desenvolvam formas lenhosas muito grandes em plantas cujos parentes continentais apenas têm aspecto de ervas.

A Fauna do parque

O parque tem mais de 1.000 espécies catalogadas. 150 delas são endêmicas do parque, tal é a concentração de espécies, considerando a superfície do parque não se alcança em nenhum outro lugar na Europa. A fauna de vertebrados é pobre, principalmente porque é uma ilha e os animais não têm acesso fácil para colonizar o território. Entre os vertebrados se incluem 40 espécies que são quase todas as aves, as aves graças a sua capacidade de voo podem chegar à ilha e ficar.

Os mamíferos nativos são quatro espécies de morcegos que como os pássaros ao poder voar chegaram do continente africano até a ilha e ficaram. Entre as aves destacam-se o louro e os pombos Bolle.
Quanto aos invertebrados é onde se encontram o maior número de espécies. Insetos, como besouros, aranhas e moluscos, como caracóis e lesmas.

Posts Relacionados com Parque Garajonay, Uma Floresta do Conto em La Gomera

    Parque El Capricho | Uma Joia Desconhecida Em Madri

    Parque El Capricho

    Descubra um dos parques historicos mais belos de Madrid. Com uma exuberante vegetacao de lilases, carvalhos, azevinhos e arvores de amor. Abriga numerosas aves, como pombos, tordos e rouxinois. Em out...Continue Lendo

    Gigante Floresta De Sequoias Na Califórnia! Um Fascínio Inesperado!

    Gigante Floresta De Sequoias Na Califórnia! Um Fascínio Inesperado!

    Sul de Yosemite, Depois da Serra National Forest, uma floresta estende como algo saido de um conto de fadas, e o parque nacional de sequoias gigantes, Sequoia National Park. Localizado no estado da Ca...Continue Lendo

    O Que Ver em Koh Phangan, Tailândia

    00

    Ko Phangan e uma pequena ilha localizada no sudeste da Tailandia. Certamente voce conhece, pelo menos, a sua fama internacional se deve a isso, por sua Festa da Lua Cheia que e celebrada a cada lua ch...Continue Lendo

    Parque Natural A Lagoa Negra Em Soria

    Parque Natural A Lagoa Negra Em Soria

    O parque natural de Serra de Urbion e Lagoa Negra e uma das paisagens mais belas de Soria associada a varias lendas. Da Lagoa Negra se dizia que nao tinha fundo. Nos Picos de Urbion ao norte da provin...Continue Lendo