O Que Fazer em Formentera?

00Formentera tem um rico patrimônio arqueológico, praias de areia branca, belas enseadas, faróis, moinhos de farinha ou torres de defesa costeira. Formentera é um paraíso para desfrutar de sol, do mar e do ambiente natural. Destacam-se as pradarias de “Posidonia” uma planta endêmica do Mediterrâneo declarada Patrimônio da Humanidade pela UNESCO.

O que ver em Formentera?

Chega-se nesta ilha de barco a partir de Ibiza, por isso é um pouco mais inacessível que as outras ilhas, e é um lugar mais exclusivo e tranquilo. Você pode desfrutar das praias ou do mar, praticar esportes náuticos ou passeios a pé ou de bicicleta por diferentes áreas da ilha.

Formentera é Patrimônio da Humanidade pela UNESCO por suas pradarias posidônias. A posidônia é uma planta endêmica do Mar Mediterrâneo, vive na água, mas não é uma alga. Têm a capacidade de dar flores. Criam recifes que se estendem em paralelo à costa e a protegem contra a erosão, produzem grandes quantidades de oxigênio benéfico para algas e peixes. Criam um ecossistema para outras espécies.

Patrimônio artístico e arqueológico de Formentera:

O túmulo megalítico de Ca na Costa: É um local de enterro, as datações de carbono 14 datam sua antiguidade por volta de 2000 a.C. Compreende uma câmara central delimitada por lajes verticais rodeadas por três círculos concêntricos. Foi descoberto em 1974. Este é o megálito mais antigo das Ilhas Baleares.

Depósitos pré-históricos de Cap de Barbaria: Era uma área importante na Idade do Bronze antigo e médio (cerca de 1600-1000 antes de C). O depósito de Cap de Barbaria é o maior, uma estrutura de planta complexa a qual foram se anexando outras estâncias em forma de círculo ou semicírculo.

Castelo Romano de Can Blai: São restos de uma construção ou castelo da época romana. Acredita-se que sua construção foi aos finais do século III e princípios do IV. Tem uma planta quadrada com uma torre em cada esquina. Foi declarado como bem de interesse cultural.

Igreja de San Francisco Javier: Construída no século XVIII, devido ao dato de que a Capella de sa Tanca Vella já era pequena para a população. As obras duraram desde 1726 até 1738. Não era apenas uma igreja também tinha caráter de fortaleza.

Igreja do Pilar de la Mola: A segunda igreja de Formentera, sua construção começou em 1771 e terminou 1784. É de planta retangular e uma única nave. É a única igreja em Formentera que tem um alpendre para resguardar a porta de entrada.

Salinas: As Salinas de Formentera é possível que já funcionavam desde antes do século XIII, desta época existem referências escritas. Atualmente Ses Salines é um bem de interesse cultural.

Moinhos de Farinha: Eram chamados de Molins de Sang ou Moinhos de Sangue. A tração era mediante animais. Era o sistema mais antigo para conseguir moer os grãos. Mais tarde, foram substituídos por moinhos de vento. Os três moinhos de farinha mais antigos são do século XVIII. O Moli d’en Teuet de 1773, o Moli Vell de la Mola de 1778, e o Moli de ses Roques 1797.

Sinalização Costeira de Formentera:

Faróis: Nas ilhas os faróis são parte da paisagem. O primeiro farol de Formentera foi construído no século XIX, no extremo leste da ilha, sob o projeto de Emili Pou, o mesmo que o Projeto o Farol da Illa d’en Pou. Outro farol é o de Cap de Barbaria construção mais recente, em 1970.

Torres de Defesa Costeira: A ilha conta com um sistema de torres de defesa espalhadas ao longo de toda a costa. Estão ligadas entre si por pontos de vigilância para dar voz em caso de alarme, se chegava alguma ameaça a partir do mar. A primeira torre foi a de S’ Espalmador 1749, em seguida, em 1762 foram construídas outras quatro. La Gavina, Sa Punta Prima, Cap de Barbaria e Des Pi de Català. Todas têm planta circular, dois níveis com acesso a partir do segundo nível. São bens de interesse cultural.

As praias de Formentera:

Mais de 20 quilômetros de praias de areia branca e águas azul-turquesa, entre as quais se destacam:

  • A praia Es Racó de S’Alga
  • Ses Illetes
  • Ses Platgetes
  • Es Ram
  • Cala des Mort
  • Punta Prima

Postos de Turismo e horários:

Você pode encontrar todas as informações que precisa sobre as coisas para ver e fazer em Formentera nos Postos de Turismo.

Posto de Turismo em La Savina:

  • Telefone: +34 971 32 20 57 – Fax: +34 971 32 28 25
  • E-mail: [email protected]
  • Horários: aberto durante todo o ano.
  • Segunda a Sábado das 10h00 às 19h00
  • Domingo de 10h00 às 16h00

Posto de Informação Turística de Es Pujols:

  • Rua Espalmador esquina com a Avenida Miramar
  • Telefone: +34 971 32 89 97
  • Horário: aberto de 1 maio a 30 outubro.
  • Segunda a Sábado das 10h00 às 14h00 e de 17h00 às 19h00
  • Fechado aos domingos.

Informações turísticas em San Francisco Javier:

  • Praça da Constituição s/n
  • Horário: aberto de 1 maio a 30 outubro.
  • Segunda a Sábado das 10h00 às 14h00 e 17h00 às 19h00
  • Fechado aos domingos.

Posto de informações turísticas no aeroporto de Ibiza:

  • Telefone: + 34 971 32 80 91 18
  • Segunda a Sábado das 10h00 às 14h00 e 17h00 às 19h00

Posts Relacionados com O Que Fazer em Formentera?

    Cidade De Verla Na Finlândia

    Cidade De Verla  Na Finlândia

    Hoje vamos viajar para a Finlandia para conhecer mais sobre um museu especial dedicado a historia do papel. Cercado por antigos moinhos e paisagens rurais tipicas do norte da Europa, a cidade de Verla...Continue Lendo

    Dez Ilhas Para Se Perder

    Dez Ilhas Para Se Perder

    Quem nunca sonhou em se perder algumas semanas, ou meses (nao precisa ser para sempre), em uma ilha deserta bonito? Banhada por aguas cristalinas, palmeiras e uma brisa suave? Mas de volta a realidade...Continue Lendo

    O Que Ver na Ilha de Creta

    O Que Ver na Ilha de Creta

    A ilha de Creta e uma das maiores ilhas do Mar Mediterraneo, estando dividida administrativamente em varias zonas. Embora ate os primeiros anos do seculo passado, a ilha fosse conhecida pelo nome de ...Continue Lendo

    Conheça A Igreja De Santa Irene

    Igreja de Santa Irene. Istambul.

    A Turquia e um dos poucos destinos de todo o mundo, no qual podemos nos sentir tao entusiasmados com os espacos culturais que ali foram construidos ao longo da historia, como as magnificas paisagens n...Continue Lendo