Conheça O Museu Dos Relacionamentos Terminados

museurelacionamentosviagensdicas1Desta vez, no nosso site de viagem vamos lhe mostrar um interessante museu na Croácia: O Museu dos Relacionamentos Terminados. Como bons amantes da arte e da cultura, gostamos de visitar os museus mais conhecidos para admirar obras e coleções de valor inestimável dos maiores artistas da história. No entanto, ocasionalmente, viajamos pelo mundo para descobrir museus menos conhecidos, mas igualmente surpreendentes pela estranheza das suas coleções e exposições.

E existem museus para todos os gostos: Museu das Múmias (México), Museu do Perfume (Alemanha), dedicados às criaturas monstruosas (Japão), ao cabelo humano (Turquia) ou espionagem (EUA), entre muitos outros. A todos estes estranhos museus devemos adicionar o Museu dos relacionamentos terminados, localizado no Palácio Kulmur (Zagrebe, Croácia).

Em Viagens Dicas já vimos museus dedicados aos eventos mais importantes da vida (casamentos, funerais…), mas até agora, nada de reconhecer o fim de um relaci
onamento. Não surpreendentemente, quando um relacionamento termina, o primeiro instinto é, geralmente, se livrar de qualquer evidência de nosso antigo amor. No entanto, este peculiar museu de relacionamentos terminados incentiva as pessoas a manter as memórias e doá-los para que possam ser expostas.

Conteúdo do Museu dos Relacionamentos terminados

O Museu dos relacionamentos terminados em Zagrebe, que começou como uma exposição itinerante se baseia na idéia dos relacionamentos terminados. Assim, qualquer casal (ou melhor, ex-parceiro) é convidado a doar objetos, presentes e lembranças de seus relacionamentos terminados.

Finalmente, o objetivo do museu é que as pessoas reconheçam publicamente a sua dor e superem o colapso emocional com a doação de todos os tipos de objetos para a coleção do museu. Não é de estranhar que possamos encontrar todos os tipos de objetos: cavalos de vidro, barcos de madeira em miniatura ou algemas cor de rosa, entre outras lembranças e presentes.

01

Não falta tampouco o típico gnomo de jardim típico (lançado no carro de um marido arrogante), o clássico kit de barbear que todos os homens já receberam alguma vez como um presente de aniversário. Em qualquer caso, esses objetos geram rejeição ou culpa quando um relacionamento termina. Portanto, devem ser “eliminados” para libertar a mente e colocar um fim ao relacionamento. Doar o objeto proporciona liberação, sem ter que jogá-lo fora, ou diretamente como um ato de vingança pública.

A idéia é muito simples. Os decepcionados amantes doam para o Museu dos relacionamentos terminados um objeto que representa o que para eles significava a relação. Também fornece informações básicas sobre a sua origem, a duração do relacionamento e escrevem uma pequena história que explica como terminou o amor e que nos permita conhecer melhor cada casal. É surpreendente percorrer as várias salas e ler as diferentes narrativas anônimas. Desde um “não está funcionando”, acompanhado por uma lata de incenso, até cartas muito comoventes depois de mais de 10 anos de casamento.

02

Características do Museu dos relacionamentos terminados

O museu não está isento de encanto, com pequenas e íntimas salas com delicadas cúpulas. Os protagonistas de todos os olhares dos visitantes são as centenas de objetos cotidianos, mas realmente o que pretendem os seus responsáveis é fazer com que reflitam as pessoas e os casais sobre amor e relacionamentos terminados, e como alguns objetos se tornam companheiros de nossa vida emocional ou provocam emoções pelo que representam. E se o que você deseja é apagar memórias negativas ou tristes, nada melhor do que adquirir uma das gomas que são vendidas no museu dos relacionamentos terminados.

O Museu croata ganhou uma grande reputação desde que abriu as suas portas, de maneira que a coleção de objetos pessoais está crescendo a cada ano. Também continua organizando exposições em diferentes partes do mundo, como Reino Unido, EUA, Sérvia, Turquia, Japão e Holanda. Sem dúvida, uma visita das mais recomendadas se você estiver visitando Zagrebe, embora seja para tomar nota sobre o que não fazer, se você quer manter a chama do amor.

Posts Relacionados com Conheça O Museu Dos Relacionamentos Terminados

    Museus em Puebla, México

    Museus em Puebla, México

    A cidade de Puebla, no Mexico, se encontra entre as dez localidades mais visitadas no pais, e entre todas as coisas que podemos apontar para justificar uma visita ao Mexico e que nao sejam as praias, ...Continue Lendo

    O Museu Soane, em Londres

    00

    Londres abriga alguns dos museus mais prestigiados do mundo. Claro que soa como o British Museum, a National Gallery, o Tate Modern ou Tate Britain, entre outros. Mas a cidade tambem conta com muitos ...Continue Lendo

    Os Museus Mais Visitados Do Mundo Em 2012

    Os Museus Mais Visitados Do Mundo Em 2012

    Cada vez e maior o numero de pessoas que se interessam por arte e cultura, e que aproveitam o seu tempo livre para visitar museus. A importancia do turismo cultural e cada vez maior, por isso que as c...Continue Lendo

    Croácia Terá o Primeiro Museu Submarino

    croacia

    No mundo existem museus de todos os tipos, e embora sejam muitos os que se encontram em cidades costeiras e que tem aproveitado diretamente para rever em seu interior sobre os diferentes objetos que p...Continue Lendo