Curiosidades da Oktoberfest

Germany OktoberfestOlá viajantes! Hoje vamos realizar uma viagem por todos os detalhes e significados que têm esta grande festa alemã com sabor de cerveja. A Oktoberfest é uma celebração realizada nos meses de setembro e outubro, na cidade bávara de Munique desde 1810. É o maior festival popular (Volksfest em alemão) da Alemanha e uma das maiores do mundo, com visitas anuais médias superiores a 6 milhões de visitantes. Tem uma duração de 16 a 18 dias, começando no primeiro sábado após 15 de setembro. Realizada no campo conhecido como Theresienwiese (Prado de Teresa), nas imediações do centro de Munique.

A Oktoberfest está acima de qualquer outra coisa. Já que é uma celebração tradicional bávara, na qual é possível encontrar a única e verdadeira cerveja fabricada nos arredores de Munique. As cervejas que atendem esse critério são conhecidas como “Oktoberfest Beers”.

A primeira Oktoberfest foi celebrada em homenagem ao casamento do príncipe Luis e Teresa de Saxe-Hildburghausen em 1810. Que nós sabemos agora como uma grande festa e casamento. A festa original foi realizada para celebrar o casamento real que mencionamos acima foi realizada no dia 12 de outubro. Um ano depois, os bávaros celebrarão, da mesma maneira, o aniversário do casamento.

Devido ao fato de que em 1872 os outonos eram muito frios, decidiram adiantar a festa para o final de setembro para que as temperaturas pudessem ser um pouco mais agradáveis.

Desde 1950, a festa começava apenas depois que se produzia o tiro de pistola da saída oficial e o prefeito gritava “O’ zapft is”! Além disso, posteriormente, é preciso oferecer a primeira jarra de cerveja ao presidente/Ministro do Estado da Baviera e apenas depois a festa pode começar. Durante a Oktoberfest as pessoas geralmente usam chapéus tradicionais (Tirolerhüte) com mechas de pêlo de cabra penduradas. Antigamente se dizia que os que tivessem um maior número de mechas no chapéu eram os mais ricos, mas hoje em dia a maioria das mechas é sintética e qualquer um pode parecer tão rico quanto o outro.

A cerveja da Oktoberfest tem cerca de 0,6-1,1% de álcool e mais açúcar do que a média da cerveja alemã. Assim, é normal que as pessoas esqueçam todas as preocupações, seus chapéus e até mesmo os seus nomes. Em 200 anos, a Oktoberfest apenas foi cancelada 24 vezes. As causas foram principalmente a guerra e as epidemias de cólera. No 100º aniversário do festival os tiradores não param de trabalhar e deles saem cerca de 120.000 litros de cerveja, algo como 1500 banheiras cheias.

Não perca este grande evento que reúne uma das melhores festas do mundo desfrutando da melhor cerveja e das férias que você tanto sonhou.

Posts Relacionados com Curiosidades da Oktoberfest

    Aprender Alemão No Exterior

    Aprender Alemão No Exterior

    Quer aprender alemao, mas nao sabe qual pode ser o centro mais adequado para receber aulas teoricas e especialmente praticas deste idioma? Como nao existe nada melhor do que viajar para o exterior par...Continue Lendo

    Air Berlin Novidades na Croácia

    air-berlin

    Clientes da Air Berlin a partir de agora terao novas possibilidades de viajar para a Croacia. Acontece que a empresa alema vai comecar este mes as operacoes de conexoes diretas entre Alemanha e divers...Continue Lendo

    Lufthansa Voará a Nova Iorque com o A380

    vuelos-nueva-york.jpg

    A Lufthansa esta renovando sua frota e pretende substituir seus avioes de longo alcance por novos , assim, num prazo nao muito longo, o Boeing747 e Airbus A330 dara lugar ao novo Airbus A380, o novo ...Continue Lendo

    Lufthansa Ganha no Facebook

    Lufthansa-Ganha-no-Facebook.

    O site da companhia aerea Lufthansa na rede social Facebook atingiu a 100.000 seguidores em menos de um ano. Lufthansa afirmou, que na semana passada atingiu 100.000 visitas quando um usuario clica no...Continue Lendo