Viagem Para Capadócia, A Terra Das Fadas

Viagem Para Capadócia, A Terra Das FadasConta à lenda que na Capadócia, no centro da Anatólia turca coexistiram sem problemas os humanos e as fadas. Mas, como muitas vezes acontece em tais casos, um homem e uma fada se apaixonavam, o que estava totalmente proibido por ambos os povos.

A pena: a morte. No entanto, a rainha das fadas reconsiderou e perdoou os amantes, mas para evitar a recorrência do fato aconteceu que todas as fadas para se tornaram pombas. A partir de então, os humanos que habitavam ali cuidavam dos pombos que viviam nas chamadas chaminés das fadas, algumas das estruturas de tufo vulcânico que fazem você sentir que está na lua.

Monólitos de rochas porosas, cidades subterrâneas sob o seu solo, cavernas com afrescos bizantinos em suas alturas, tudo isto é o que tornado esta região em uma das mais interessantes para visitar no mundo, embora ainda hoje em dia poucos turistas cheguem até lá.

Como chegar a Capadócia

Capadócia é uma das regiões ou províncias antigas da Anatólia. O nome, hoje em dia, apenas se utiliza no turismo para determinar uma área que está entre três cidades que formam um triângulo: Nevsehir, Avanos e Urgup.

Existem circuitos que combinam Istambul e Capadócia, fazendo o seu percurso de ônibus. Para alguns, pode ser uma boa escolha, mas a verdade é que o tempo de visita destas excursões é muito limitado para ver tudo.

Para aqueles que vão por conta própria, a melhor opção é chegar a Ancara, seja desde Istambul ou de avião a partir de qualquer cidade européia. Uma vez que não é muito fácil de pegar um ônibus para Göreme, o melhor centro de operações para visitar a área.

Onde ficar em Capadócia

As pequenas cidades que compõem a região têm uma grande variedade de hotéis, desde os grupos de classe alta até os pequenos hotéis familiares onde se respira o espírito da Turquia profunda, igualmente hospitaleiro como a população de Istambul, mas menos “picotada” com o turismo. Ficar em um desses hotéis chega a ser uma experiência em si mesma, já que se acaba compartilhando de café da manhã e almoço com as famílias proprietárias, ouvindo e aprendendo.

Nosso conselho para aqueles que chegam a Göreme é ficar próximo ao posto de turismo. Ali, apontando o nosso orçamento e explicando as nossas necessidades nos indicarão rapidamente que hotel nos convém. Certamente o funcionamento deste posto é excelente.

O que ver na Capadócia

É difícil resumir sobre o que pode se ver na Capadócia. Desde a pequena cidade de Göreme o melhor é caminhar, caminhar pelos caminhos, cheios de maravilhas. A paisagem selenita é, possivelmente, uma das mais belas e surpreendentes do mundo. As chaminés das fadas crescem em todos os lugares, criando um panorama inebriante.

Outra visita imperdível é o Museu ao Ar Livre de Göreme. Uma das razões pelas quais a Capadócia é famosa é a existência das igrejas escavadas nas rochas, em seus promontórios, testemunho do culto cristão mais primitivo. As pinturas de estilo bizantino estão em ótimo estado de conservação e surpreendem a todos os visitantes.

Mas não são apenas existem estas igrejas no Museu. Toda a região está cheia delas. Se andarmos pelos caminhos solitários, podemos ir encontrando-as uma por uma, entrando nelas e apreciando-as muitas vezes sozinho. Certamente encontraremos também alguma mulher local que nos convidará a entrar em sua casa, escavada igualmente na rocha (e com todas as comodidades).

Em um lugar onde o verão é escaldante e o inverno gelado, viver dentro da terra é a opção mais confortável. Se entrarmos comprovaremos isso, nos convidam para o chá e, obviamente, nos oferecerão para comprar algo da costura elaborada por essas mulheres, famosas em toda a Turquia: um kilim, algumas luvas, um chapéu… Tudo feito à mão e mais barato do que Istambul.

Além das paisagens que encontramos em toda a área se nos deslocarmos de cidade para cidade, existe outra visita que não podemos perder: algumas das cidades subterrâneas como as de Kaymakli e Derinkuyu, próximas de Nevsehir, dois dos 40 que talvez os primeiros cristãos herdaram dos hititas e ampliaram, a salvo de seus perseguidores, segundo crescia o catecumenato da sua fé. Cidades transitáveis ainda hoje, lanterna na mão, que contavam com até 20 níveis de habitação subterrâneos, cozinhas comunais, piscinas interiores, sistema de drenagem e correntes de ventilação, cemitérios e masmorras.

Quilômetros quadrados de cidade subterrânea, que nos deixa com dúvidas sobre como puderam ser construídas faz tanto tempo.

Existem outras atrações na área, mas levaria muito tempo para descrever todas. Apenas uma dica: vá descobri-las, especialmente se estão próximas a Istambul.

Posts Relacionados com Viagem Para Capadócia, A Terra Das Fadas

    Conheça Toda A Beleza Que Oferece A Turquia

    000

    Na Europa, podemos encontrar paises com uma grande riqueza cultural que atrai a cada ano milhoes de visitantes, mas nos ultimos anos, a Turquia se converteu em um dos destinos favoritos para os viajan...Continue Lendo

    Que Circuitos Pela Turquia Podemos Realizar?

    000

    Turquia, pais transcontinental localizado a meio caminho entre o velho continente europeu e a Asia, que estende seu dominio pela peninsula de Anatolia e Tracia, e capaz de oferecer uma riqueza de expe...Continue Lendo

    As Cidades Mais Visitadas em 2013

    As Cidades Mais Visitadas em 2013

    A cada trimestre Mastercard nos apresenta o estudo “MasterCard Worldwide Insights”, que nos permite conhecer quais sao as 20 cidades mais visitadas, alem de uma vista global sobre a indust...Continue Lendo

    As Grutas de Škocjan

    00

    Uma das mais paisagens mais belas que nos oferece o solo esloveno esta diretamente relacionada com as famosas grutas de Škocjan, que foram apontadas como Patrimonio da Humanidade, de modo bem n...Continue Lendo