A Arquitetura de Istambul

00É difícil encontrar um destino que supere Istambul a partir do ponto de vista arquitetônico. Muitos de seus edifícios revelam as principais chaves da sua história e da sua cultura. Fazer um tour por eles é nos transladarmos para séculos atrás no tempo, para um passado glorioso. A arquitetura de Istambul te levará a sonhar com velhas histórias e lendas. Se você estiver procurando viagens ou promoções on-line para Istambul não deve perder esses lugares que te propomos hoje.

Mesquita Suleymaniye

Mesquita Suleymaniye


Em primeiro lugar paramos na Mesquita Suleymaniye, considerada a obra-prima do arquiteto chefe do império Mimar Sinan. Localizada sobre uma das sete colinas da cidade, ergue-se acima de Istambul como um complexo realmente surpreendente. Competindo com ela em esplendor temos a antiga basílica de St. Sophia, hoje convertida em um dos museus mais visitados da cidade. Construída no século VI, foi também uma mesquita a partir da segunda metade do XV.

Do lado de fora do centro histórico encontramos a Igreja de Chora, hoje convertida no Museu Kariye. Em seu interior é possível ver uma bela coleção de mosaicos bizantinos do século XIV. Não tão espetaculares são os magníficos palácios e mansões localizados em ambos os lados do Bósforo.

Conhecidas como yalis, são mais de 600 mansões que começaram a ser construídas no século XIX e são consideradas as casas mais caras da Turquia.


Yalis

Yalis


Falando do Bósforo, existem duas pontes que o cruzam em Istambul e são muito chamativas do ponto de vista arquitetônico. Estas são a Ponte do Bósforo, com 1.074 metros de comprimento e a Ponte Fatih Sultão Mehmet, localizada a cerca de cinco quilômetros da anterior. Magnífica é também a arquitetura da Estação Ferroviária de Haydarpasa, localizada no bairro asiático de Kadikoy. Foi construída no início do século XX por engenheiros alemães.


Safira

Safira


Por último, a arquitetura moderna é representada em Istambul com Safira, que com seus 261 metros é o edifício mais alto da cidade e o primeiro arranha-céu construído na mesma. É imprescindível subir até o mirador localizado a 238 metros para desfrutar de uma das melhores vistas panorâmicas de Istambul.

Posts Relacionados com A Arquitetura de Istambul

    A Mesquita do Profeta

    0000

    Embora oficialmente se denomina “Al-Masjid Al-Nabawi”, na Arabia Saudita este lugar religioso e mais conhecido como “A Mesquita do Profeta”, e nao apenas isso, mas trata-se de ...Continue Lendo

    Conheça Toda A Beleza Que Oferece A Turquia

    000

    Na Europa, podemos encontrar paises com uma grande riqueza cultural que atrai a cada ano milhoes de visitantes, mas nos ultimos anos, a Turquia se converteu em um dos destinos favoritos para os viajan...Continue Lendo

    Conheça A Igreja De Santa Irene

    Igreja de Santa Irene. Istambul.

    A Turquia e um dos poucos destinos de todo o mundo, no qual podemos nos sentir tao entusiasmados com os espacos culturais que ali foram construidos ao longo da historia, como as magnificas paisagens n...Continue Lendo

    As Pontes Mais Impressionantes Do Mundo

    As Pontes Mais Impressionantes Do Mundo

    As pontes sao construcoes que nascem com o objetivo de salvar um acidente geografico ou qualquer obstaculo fisico, como um rio, vale, rodovia ou via ferrea. Concebidas para conectar dois lugares, em m...Continue Lendo