Os Melhores Parques Naturais da Bolívia

01A Bolívia é um dos enclaves mais extensos da América Latina, cujo interior a Mãe Natureza desencadeia todo o seu domínio em forma de florestas verdejantes, montanhas imponentes e parques naturais de uma beleza incomparável e que a partir do nosso site de viagens queremos compartilhar com todos vocês, querem conhecer esta terra longe da multidão?

A natureza é terapêutica, diversas investigações realizadas a respeito o confirmar. Na Bolívia, podemos encontrar em cada pequeno canto a influência da Pachamama, a divindade inca dos Andes centrais da América do Sul, que simboliza tudo a respeito do reino natural dominante em nosso planeta.

Além do domínio do ecossistema, na Bolívia, podemos encontrar vestígios de civilizações antigas, cuja presença exerceu uma influência considerável sobre cada um dos enclaves bolivianos mais importantes. Neste sentido, podemos dizer que no coração da Bolívia se assentaram culturas tão antigas como Tiwanaku ou a cultura Hidráulica das Lomas.

bolivia

Localizada no centro-oeste da América do Sul e limitada ao norte pelo Brasil, ao sul pelo Paraguai e Argentina e ao oeste pelo Chile e Peru, o também conhecido como Estado Pluri nacional da Bolívia se apresenta como um dos países de maior riqueza em questão de biodiversidade em todo o mundo.

Entre outras coisas, concentra em seu interior algumas das maravilhas naturais mais espetaculares do planeta, como, por exemplo, determinados enclaves da Cordilheira dos Andes, a Amazônia, o Altiplano, o Chaco ou os Llanos de Moxo.

No momento de viajar na rede você pode encontrar todas as informações que precisa para realizar a sua viagem a este local de sonho, seja em matéria de transporte, alojamento ou fatos interessantes sobre o país e lugares para visitar. Através dos muitos anúncios diferentes na Bolívia que você pode encontrar na rede, também é possível observar muitos outros aspectos de interesse para a sua viagem.

Desta vez, propomos um passeio por alguns dos seus parques naturais mais emblemáticos através desta pequena lista:

02

Parque Nacional Carrasco: localizado nas províncias de Chapare e José Carrasco, no departamento de Cochabamba, se encontra esta área natural boliviana protegida com uma superfície de mais de 6.000 quilômetros quadrados. O jucamari, guácharo, águia harpia e o urso-de-óculos encontram o seu lar neste parque, dominado pela bela presença de espetaculares orquídeas, envolto por densas florestas como as chamadas Yungas Bolivianas, florestas amazônicas pré-andinas ou florestas secas inter-andinas.

Entre as principais ameaças que pairam sobre este parque estão à caça, a pesca, o desmatamento e a conversão da terra para o cultivo. Diversos estudos arqueológicos confirmam que toda esta área foi ocupada pelas culturas pré-hispânicas, especialmente os Incas.

Parque Nacional Toro Toro: localizado ao norte do departamento de Potosí, na província de Charcas, esta área natural protegida concentra mais de 320 espécies diferentes de flora, a maioria das quais habitantes da floresta caducifólio, como o soto ou o quebracho branco. Ao longo de toda sua extensão, podemos encontrar animais selvagens, como pumas, gato andino, papagaio ou aftas. Localizado a cerca de 140 quilômetros de Cochabamba, em nossa jornada em direção a Toro Toro, podemos encontrar os povoados de Toco, Anzaldo, Rio Caine ou Cliza. Este parque ocupa toda a região dos chamados Vales Secos Mesotérmicos, destacando a predominância das áreas montanhosas e quedas de água espetaculares.

03

Os amantes de Geologia ou Espeleologia encontrarão neste enclave os tesouros enclave que estavam procurando em cavernas de origem kársitico, entre os quais destacamos Huaca Senka ou Huma Jalata, em cujo interior podemos encontrar vestígios de dinossauros e fósseis diversificados.

Parque Natural Madidi: desta vez, nos dirigimos ao departamento boliviano de La Paz, abrangendo as províncias de Abel Iturralde e Franz Tamayo, se encontra este parque com uma extensão de mais de 18.900 quilômetros quadrados. Caracterizado por ser um dos parques bolivianos de maior riqueza em questão de biodiversidade, se encontra atravessado pelos rios Madidi, Tuichi, Quendeque ou o rio Saúde, uma das principais ameaças é a expansão devastadora da infra-estrutura de energia, barragens e transporte. Esta área é projetada para a prática de ecoturismo com iniciativas locais, como Chalalan Ecolodge ou Madidi Selva Ecolodge.

Reserva da Biosfera Pilon Lajas: localizada entre os departamentos de Beni e La Paz, este espaço natural protegido possui quatro regiões ecológicas bem distintas, como a floresta costeira, a floresta tropical de Piemonte, floresta pluvial de sudandino ou floresta tropical de Yungas.

Em seu interior habitam diversos povos indígenas como Chimán, Mosetén ou Tacana. Você pode acessar de barco através do rio Beni e do rio Quiquibey ou por terra através da estrada de El Sillar – Yucumo – Rurrenabaque.

04

Parque Nacional Cotopata: localizado no leste da Cordilheira dos Andes, nos encontramos diante de outra das áreas naturais protegidas da Bolívia e que se estende desde os imponentes picos dos morros Manquilizani, llampu e Telata. Em relação às condições climáticas, encontramos grandes diferenças entre os Andes nevados até a floresta tropical de Yungas. Este parque se encontra atravessado pelos rios Huarinilla ou Elena.

E você? Que outros parques naturais adicionaria a esta lista?

Posts Relacionados com Os Melhores Parques Naturais da Bolívia

    As Sete Maravilhas Naturais do Mundo

    000001

    Hoje vamos falar das recentemente escolhidas Novas Maravilhas Naturais do Mundo. Estes sao os sete melhores destinos criados pela natureza, esses lugares onde o poder da mae terra nos deslumbra, esses...Continue Lendo

    Os Melhores Parques Para Visitar em Barcelona

    00

    Voce pretende viajar nestas proximas ferias para Barcelona e deixar-se envolver por sua ampla oferta cultural, gastronomica ou historica? Alem de suas muitas atividades de lazer e entretenimento ou as...Continue Lendo

    Os Parques Temáticos mais Bizarros do Mundo

    Os Parques Temáticos mais Bizarros do Mundo

    Em muitas das principais cidades do mundo, as atracoes se encontram tanto relacionadas com a beleza natural que podemos encontrar, como com grandes investimentos realizados por grupos privados, que al...Continue Lendo

    Guadalupe, a Ilha Borboleta

    000

    A area do Caribe e do Pacifico americano nao tem por que ser um destino exclusivo para as ferias de verao. Por exemplo, que tal sugerirmos a Ilha de Guadalupe? Um pequeno arquipelago caribenho das An...Continue Lendo